CÂMARA MUNICIPAL RECEBE SECRETÁRIO DE SAÚDE

José Orleans agradeceu o apoio dos vereadores nas causas da saúde e assistência social

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), apresentou, nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal, o balanço dos trabalhos realizados nos últimos quatro meses de 2016. A prestação de contas, com a presença de vários vereadores, foi conduzida pelo secretário José Orleans da Costa, que demonstrou dados positivos referentes ao período, destacando as obras, convênios, utilização dos recursos, ações e planos para a atual gestão.

37 obras estão em andamento, segundo o secretário Orleans. Entre os dados apresentados, também está o superávit dos recursos específicos da Saúde: a secretaria fechou o ano de 2016 com um saldo positivo de R$ 5 milhões, para que possam ser investidos no setor. Na área social, foram evidenciados os dados referentes aos atendimentos do Cras e Creas, bem como o convênio com diversas instituições beneficentes.

'O cenário da saúde é positivo. A situação do setor hoje é outra. É um trabalho permanente, de articulação interna e nos Governos Estadual e Federal, com muita propriedade, coragem e ousadia. Nossa prioridade é atender às questões mais sensíveis. Fizemos muita coisa e vamos fazer ainda mais para que toda a população seja beneficiada', destacou o secretário José Orleans.

Iniciativas - No último quadrimestre de 2016, várias obras foram concluídas ou tiveram andamento, como a continuidade de construção de cinco UBS, inauguração da reforma da UBS do Caic/São Pedro e Santa Cecília, processo final de conclusão da reforma da UBS do Carmo (entregue em 2017), e início da reforma de outras 3 UBS. Duas Academias da Saúde foram entregues e mais 11 estão em andamento.

Os avanços incluem a instalação de duas novas residências terapêuticas, habilitação de outras cinco, aquisição de moderno Raio-X digital para o Centro de Especialidades Multiprofissionais (CEM), quatro ambulâncias e dois micro-ônibus para transporte de pacientes de radioterapia. A Secretaria também realizou todos os instrumentos do PlanejaSUS, como o Plano Municipal, programações, relatório anual e prestações de contas.

Várias ações foram ou estão sendo executadas, como visitas periódicas às feiras livres, capacitações, ações sociais, movimentos como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. O secretário também informou sobre os números referentes a internações, exames, procedimentos e outros.

Informações: Site da Prefeitura Municipal de Barbacena