Barbacena está na Semana da ÁGUA

Com o tema, “Todos Pela Água! Com Vida, Sem Doenças!”, semana teve início ontem com blitz educativa, no Pontilhão

Barbacena está comemorando desde ontem (20/03), a Semana da Água, que esse ano vem com tema “Todos Pela Água! Com Vida, Sem Doenças!”. Além de blitz educativa, palestras e passeatas, no domingo será comemorado os 45 anos do SAS – Serviço de Água e Saneamento, com uma corrida rústica de 10km, aberta ao público.

Um dos organizadores do evento, Bruno Mota, vice-diretor do SAS, disse que o mais importante da Semana é levar a todos a conscientização da importância da água. “A água é o nosso bem maior e temos que nos conscientizar em preservá-la cada vez. O desperdício é um dos nossos maiores problemas. A melhor maneira de promover essa conscientização é começar com crianças e adolescentes”, disse.

Bruno Mota também convidou a todos para a corrida rústica, em comemoração aos 45 anos dos SAS. “Será cobrado um valor de R$ 5,00 no ato da inscrição, que poderá ser feita na hora e no local. Os participantes receberão uma camisa e haverá premiação para os primeiros colocados”, finalizou.

Outro grande destaque da Semana é a passeata de jovens que acontecerá na sexta-feira, dia 24 de março, com o público-alvo de jovens do 1º ao 5º ano. A passeata tem como objetivo sensibilizar a todos para o mau uso da água e a prevenção de doenças, como dengue, zica, chikungunya e febre amarela. Haverá a participação das escolas municipais, estaduais e privadas de Barbacena.

Também inédito neste ano, logo após a passeata, um aluno representando cada escola participante entregará a Câmara Municipal de Vereadores uma “carta de solicitações”, com os desejos e algumas necessidades da escola, em relação a água e o Meio Ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Barbacena, vereador Odair Ferreira (REDE), disse que a visita dos jovens à Câmara Municipal será também uma oportunidade para esclarecer as ações do Poder Legislativo. “Será um momento aguardado por todos os vereadores dessa nova legislatura. É importante esclarecer o papel de um vereador às nossas crianças que são o futuro desta cidade e de nosso país. Receberei a carta de solicitações, com muito apreço”, disse.

Dia 21/03 – Terça-Feira

Plantio e Distribuição de algumas mudas no Museu Emerick Macier.

Público Alvo: 4º e 5º da Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado.

Horário: 9:00 h.

Dia 22/03 – Quarta-Feira

Cine debate: apresentação de filme e debate. Participação das escolas municipais Sebastião Francisco do Vale e Professora Yayá Moreira.

Público alvo: 6º ao 9º ano.

Local:  Senac Grogotó.

Horário: 14:00 h.

Dia 23/03 – Quinta-Feira

Ações educativas no Parque Ecológico da UEMG- (pela manhã) e no Centro de vivências de Pinheiro Grosso (à tarde).

Público alvo: 6º ano da Escola Municipal Cel Camilo Gomes de Araújo, Escola Municipal Lions e Escola Estadual Amilcar Savassi.

Equipes: Sala Verde/DMA/SAS,  IVERT E UEMG.

Dia 24/03 – Sexta-Feira

- 3ª Passeata para sensibilização pelas Águas e prevenção de doenças.

Participação de Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Barbacena. Com distribuição de água, em frente as Igrejas.

Local: da Praça do Rosário à Praça dos Andradas.

Horário: 15:0h - 15:30h.

Após a passeata, um aluno representando cada escola entregará a câmara dos vereadores uma “carta de solicitações”.

Dia 25/03 – Sábado

Tenda do SAS e dos parceiros na Praça dos Andradas, com carro de som e distribuição de brindes (camisetas, canetas e marcadores de livro).

Horário: 9:00h – 13:00h.

Dia 26/03 – Domingo

Corrida rústica de 10km (aberta ao público).

Inscrições: 1 litro de leite em caixa ou contribuição de R$ 5,00 (cinco reais).

Local: Sede do SAS, a partir das 8:00h, largada às 9:00h.

Av. Governador Benedito Valadares, nº 181.